Destinos

Tudo sobre o rio Negro e Solimões e o encontro das águas

O Encontro das Águas que acontece em Manaus é um dos maiores e mais bonitos espetáculos que a natureza nos proporciona.

Tudo que se fala sobre esse fenômeno não é exagero. Quem tem a oportunidade de viver essa experiência sempre se mostra fascinado.

O encontro das águas entre o Rio Negro e o Rio Solimões é um acontecimento no qual as águas desses dois rios correm lado a lado, sem se misturar, por mais de seis quilômetros.

Esta é uma das principais atrações turísticas de Manaus, capital do Amazonas. Este curioso acontecimento já foi tema de diversas matérias ao longo dos anos, mas, sem dúvida, nenhuma imagem pode substituir a experiência de vivenciar este encontro de perto.

céu azul refletido no rio da Bacia AmazônicaAfinal, onde fica a nascente do rio Amazonas?

Muita gente não sabe, mas a nascente do rio Negro fica na Colômbia. Ele desce pelo norte do Amazonas, passando pelos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro, Barcelos e Novo Airão, até desembocar em Manaus.

O rio Negro carrega uma grande quantidade de matéria orgânica desde sua nascente (o que dá o tom escuro à sua água).

Já o Solimões, que nasce nos Andes peruanos, atravessa a fronteira com o Brasil, entre os municípios de Tabatinga e Benjamim Constant, e continua seguindo até Manaus.

Ele tem uma água de aspecto barroso, devido a uma carga de sedimentos vindos da erosão de solos de origem vulcânica.

Como acontece o encontro das águas?

Encontro do Rio Solimões de cor acastanhada e Rio Negro de cor negraExistem vários fatores que resultam no encontro das águas entre o Rio Negro e o Rio Solimões: composição das águas, acidez, densidade e temperatura.

Ou seja, todos estes detalhes, em conjunto, determinam a diferença entre as águas dos dois rios, resultando na clara divisão entre os rios.

Como já mencionamos, o rio Negro possui águas escuras devido aos elevados níveis de ácidos orgânicos que a vegetação solta durante a decomposição.

Esta característica faz com que este rio tenha um pH alto, entre 3,8 e 4,9, bem como a temperatura que fica em uma média de 28 ºC. Seu fluxo de água é de aproximadamente dois quilômetros por hora.

Por outro lado, o rio Solimões, apresenta águas mais claras, além disso sua velocidade aproximada é de 4 a 6 km/h a uma temperatura de 22 °C.

Todas essas diferenças são responsáveis pelo belo fenômeno no qual as águas fluem lado a lado até um ponto de equilíbrio, onde é formado o famoso rio Amazonas.

Como posso ver o Encontro das Águas

Há passeios que saem de Manaus praticamente todos os dias para ver o Encontro das Águas, então não tem desculpas para que você não aprecie essa obra da natureza.

Também há diversas opções, que vão desde somente ver o Encontro das Águas, até um mais completo, com a experiência de ver botos e visitar uma comunidade indígena.

Por fim, vale ressaltar que a viagem à Amazônia não é feita só do encontro das águas, (apesar de ser realmente um espetáculo incrível). Diferente do que alguns turistas pensam, a capital do Amazonas é uma metrópole muito movimentada.

A cidade dispõe de prédios históricos, palácios em estilo art nouveau, praias fluviais e importantes polos culturais, como o simbólico Teatro Amazonas. Enfim, motivos não vão faltar para que você venha conhecer essa região espetacular.

Você sabia que a Eucatur tem destinos para Manaus partindo de diversas cidades do Brasil? Clique aqui e descubra experiências incríveis que você pode viver no Ecoturismo!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo