Destinos

Monte Roraima: o lugar perfeito para o turismo esportivo

Um dos pontos mais altos do Brasil, o Monte Roraima está localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela e é um destino turístico incrível, com um cenário capaz de atrair turistas de todo o mundo.

Situado dentro de um parque em Boa Vista, sua altitude de 2.810 metros pode assustar até mesmo os mais corajosos aventureiros que estão em busca de turismo esportivo.

Apesar de intimidador, explorar toda sua beleza e mistério é absolutamente possível. Além disso, o monte concentra paisagens fantásticas, com cachoeiras, lagos, rios de água cristalina e formações rochosas diferentes de tudo que você já tenha visto.

Sendo uma das montanhas mais surpreendentes da América do Sul, com sua forma de tepui que lembra muito o de uma mesa, típico do planalto das Guianas.

Considerado o coração do Planeta pelas comunidades ameríndias, o Monte Roraima é um lugar perfeito para amantes da natureza que buscam por aventura. Ou seja, o destino ideal para quem está à procura de turismo esportivo.

Porém, praticar esportes pelo monte Roraima exige, além de muito preparo físico e responsabilidade, um bom planejamento.

Nesse sentido, separamos um guia completo de tudo que você precisa saber para visitar o Monte Roraima.

Como chegar até o Monte Roraima?

Um fato curioso sobre como chegar até o Monte Roraima é que, apesar de ser um dos principais destinos de turismo em Roraima, o monte não pode ser acessado a partir do Brasil.

A cidade mais próxima é Santa Elena de Uairén, na Venezuela. Desta forma, para chegar até lá, você pode desembarcar em Boa Vista e seguir por terra até Santa Elena de Uairén, a 230 km de distância.

A partir da cidade venezuelana, é só seguir até a portaria do Parque Nacional onde fica o monte e começar o seu passeio.

Monte Roraima, América do Sul

Como explorar o Monte Roraima

A primeira vista pode até parecer que explorar o Monte Roraima seja difícil demais. Mas, na verdade, hoje em dia existem várias agências e operadoras de Ecoturismo que se especializaram em conduzir os aventureiros até a região.

Essas agências se encarregam de todo o processo junto ao Instituto Nacional de Parques da Venezuela para que os turistas tenham acesso.

Assim, as empresas que oferecem esse serviço normalmente cuidam de todo o processo de logística e segurança para que o visitante possa explorar com segurança tudo que o Monte Roraima tem a oferecer, além de, claro, levar em consideração todas as regras de proteção ambiental.

Qual o objetivo da subida ao Monte Roraima

Turista contemplando a vista do Monte RoraimaQuem já está acostumado a longas caminhadas deve saber que normalmente o objetivo é chegar ao topo do monte, porém, em se tratando do Monte Roraima, essa regra simplesmente não se aplica.

Isso porque o divertimento já começa muito antes de chegar ao topo do monte devido às belas e únicas paisagens ao longo do caminho.

Também existem inúmeras possibilidades a serem exploradas quando se chega ao topo, por isso o ideal é permanecer por dias no lugar a fim de conhecer cada uma das belezas que o monte oferece a seus poucos e privilegiados visitantes.

Entre as inúmeras belezas disponíveis na região, com certeza a paisagem única e misteriosa se destaca e dá ao aventureiro a sensação de estar presenciando um mundo totalmente diferente de tudo que já teve a oportunidade de vivenciar.

O Monte Roraima é perfeito para a prática de turismo esportivo

O trekking do Monte Roraima é sem dúvida uma das experiências de montanha mais incríveis e importantes que pode-se ter na América do Sul.

Um lugar que representa um dos poucos no Planeta em que quase não há intervenção humana, tudo em um meio natural de uma beleza extremamente impressionante.

Quem não quer viver uma experiência fantástica num lugar misterioso e que poucas pessoas tiveram a oportunidade de conhecer, não é mesmo?

O Monte Roraima também é perfeito para a prática de esportes de escalada. Como mencionamos no início do nosso texto, o Monte tem 2.810 m de altitude, sendo que a partir do acampamento base é preciso subir ainda 1.000 m para alcançar seu topo. Essa subida só pode ser feita por uma trilha específica, na diagonal, por 4 km.

Mas, vale lembrar que, apesar de não ser um roteiro técnico e que exija conhecimentos específicos de escalada, o esforço físico para chegar ao Monte Roraima é considerado de médio a difícil, logo, é preciso bastante preparo.

Qual melhor época para ir ao Monte Roraima?

Sem dúvida, as condições climáticas podem fazer toda a diferença na sua experiência em Monte Roraima.

Para evitar riscos, a melhor época de fazer o trekking nesse destino é entre setembro e março, período menos chuvoso.

Nesse período, chove menos na região, facilitando as caminhadas e proporcionando um cenário ainda mais bonito para suas fotos.

De qualquer forma, não deixe de se preparar para tudo, pois o clima desta região é bem instável e pode mudar de uma hora para outra.

Entre setembro e fevereiro também é possível subir o monte, mas é preciso estar disposto a enfrentar chuva e neblina constante, o que pode atrapalhar um pouco o seu passeio.

Quais são as principais atrações do monte?

Não tem como negar que tanto o Parque Nacional do Monte Roraima, no território brasileiro, como o Parque Nacional Canaima, na Venezuela, são repletos de atrações turísticas capazes de fascinar os amantes de ecoturismo e turismo de aventura.

Por isso, separamos algumas das principais atrações, confira:

La Ventana, As Montanhas Roraima e Kukenan, VenezuelaLa Ventana

Entre o Monte Roraima e o Kukenan, existe um amplo vale que surgiu há bilhões de anos, quando uma explosão geológica fez com que os platôs se levantassem e criou um grande e incrível vão entre eles.

Com mais de 2.700 metros de altitude, é considerado por muitos visitantes o mirante mais bonito do monte. O La Ventana oferece uma vista panorâmica desse vão e da savana que cerca a região.

Em dias com boa visibilidade, é possível observar até mesmo o Monte Kukenan. Contudo, como já mencionamos, as condições climáticas na região são instáveis e você precisará contar com um pouco de sorte e planejamento para encontrar o céu claro.

Para melhorar suas chances de avistar o cenário livre da neblina, é melhor visitar o mirante pela manhã, bem cedo, de preferência entre 7h e 8h.

Catedral

A Catedral é uma imensa pedra com formato parecido com uma igreja, no lugar existe uma pequena gruta, onde deságua uma cachoeira muito bonita onde é possível tomar banho caso deseje.

O cenário é simplesmente extraordinário, com pedras amarelas rodeadas por paredões cobertos por musgos e raios de sol que desafiam a escuridão.

El Poso

Como o nome já diz, “O Poço” é um um enorme buraco com um lago ao fundo.

O monte é o lar de diversos rios, cachoeiras e, como já dizemos, um imenso buraco no chão conhecido por suas águas congelantes.

Vale dos Cristais no Monte Roraima. As mãos seguram cristais de quartzoVale dos Cristais

Um dos lugares mais incríveis do monte Roraima é, com certeza, o Vale dos Cristais. Uma trilha cercada por formações rochosas e diversos cristais, formando um cenário fantástico que parece de outro mundo.

Não precisamos nem falar que não existe a possibilidade de colocar alguns cristais na mochila para levar para casa, certo?

Vale ressaltar que isso é estritamente proibido e tirar as pedras ou qualquer outra coisa do monte, pode causar penalidade com multas que podem chegar a R$ 300,00.

Além disso, na saída do parque todos passam por uma rigorosa revista, que vasculha todos os compartimentos da bagagem dos visitantes para garantir que nada tenha sido tirado do monte.

Agora você sabe tudo que precisa para conhecer as belezas do Monte Roraima, não perca tempo e conte com a Eucatur para fazer uma viagem inesquecível.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo