Dicas para a sua viagem

Montanhas no Brasil: 4 lugares de tirar o fôlego

Em homenagem aos amantes das alturas, que curtem as belezas naturais desses relevos, apresentamos algumas das mais bonitas montanhas do Brasil.
Respire fundo, mesmo porque nesses lugares o ar é mais rarefeito, e veja aqui as dicas para você se aventurar de forma inesquecível.

Pico da Neblina, no topo de tudo.

O maior pico do Brasil, com 2.995 metros de altitude, situa-se em uma região conhecida como Serra do Imeri, no Planalto das Guianas, ao norte do Amazonas e na fronteira do Brasil com a Venezuela.

Uma montanha imponente, localizada no Parque Nacional Pico da Neblina, que foi criado para proteger a natureza intocada e exuberante da região.

É uma aventura que exige muita experiência para enfrentar extremos, como trilha na selva, muita umidade, deslocamentos aéreos, fluviais e longas caminhadas em terreno irregular e escorregadio, além de temperaturas que podem variar de 40 ºC a um frio de 5 ºC no cume.

Pico da Bandeira, o mais alto da região sudeste.

Com aproximadamente 2.900 metros de altitude, esse é o terceiro pico mais alto do país. Está situado no Parque Nacional do Caparaó, na divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo.

Uma curiosidade é que, apesar de ser um dos pontos mais altos do Brasil, é um dos mais acessíveis entre as grandes montanhas do território brasileiro.

As trilhas são bem demarcadas e com acesso fácil tanto por Minas quanto pelo Espírito Santo. Muitos optam em realizar a aventura durante o inverno quando podem até encontrar neve, com temperaturas que podem chegar a -10 °C.

O fenomenal Monte Roraima na Serra de Pacaraíma.

Localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, tem aproximadamente 2.875 metros de altitude e 15 quilômetros de comprimento, lembrando o formato de uma mesa plana em que o topo é presenteado com visuais incríveis composto por cachoeiras, formações rochosas e uma peculiar fauna e flora.

O preparo físico precisa estar em ótimas condições, porque o acesso é difícil e a aventura pode levar três dias. Mas se você quer mais momentos raros, pode estender a cinco dias, caso queira fazer uma estada no cume com atrações como: mirantes com vistas panorâmicas incríveis, quedas d´água e piscinas naturais cristalinas, galerias subterrâneas recobertos de cristais de quartzo, entre outras maravilhas da natureza.

Pico Paraná. O maior paredão de granito do Brasil.

No meio da Serra do Mar, estão três cumes esverdeados de onde se destaca um imenso paredão de granito, o maior do Brasil com 1.050 metros de altura.

Muitas vezes envolto em nuvens, no entardecer esse paredão tem suas paredes tomadas por revoadas de pássaros que buscam abrigo em suas rochas.

O Pico Paraná tem seu cume elevado à 1877 metros e está localizado na Serra do Ibitiraquire, uma região entre os municípios de Antonina e Campina Grande do Sul. É a montanha mais alta da Região Sul do Brasil e seus três cumes são: Pico Paraná, União e Ibitirabi.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo