Destinos

Conheça a Ilha de Marajó

A Ilha de Marajó, no Pará, região norte do Brasil, é um verdadeiro paraíso que proporciona uma experiência única para quem deseja explorar este destino extremamente interessante e exótico.

Um arquipélago banhado pela imensidão dos rios Amazonas e Tocantins e, claro, o Oceano Atlântico.

Um destino bem conhecido, porém pouco explorado pelos turistas, mas que, sem dúvida, encanta os viajantes que decidem se aventurar pela ilha.

Um lugar ideal para se desligar do estresse do dia a dia, curtir a natureza e fazer passeios incríveis.

A primeira curiosidade sobre a Ilha de Marajó é que ela é considerada a maior ilha fluviomarinha do mundo e guarda belezas naturais singulares, além de lendas e tradições muito antigas.

Uma viagem para a Ilha de Marajó é uma daquelas experiências únicas, que só uma boa visita pode proporcionar.

Se animou para a visita? Mas antes, confira tudo que a ilha tem para oferecer e fique por dentro das melhores dicas.

Afinal, onde fica a Ilha de Marajó?

Como já mencionamos acima, a Ilha de Marajó fica no estado do Pará, localizada no encontro do Rio Amazonas com o Oceano Atlântico.

A Ilha de Marajó é imensa, tem mais de 40.000 km² de extensão, sendo maior que países como Bélgica, Suíça e Holanda. Surreal, né?

A Ilha do Marajó é dividida em 17 municípios: Santa Cruz do Arari, Afuá, Anajás, Breves (a capital da Ilha de Marajó), Cachoeira do Arari, Chaves, Curralinho, Muaná, Ponta de Pedras, Salvaterra, São Sebastião da Boa Vista e Soure.

Suas principais cidades são Salvaterra, Soure e Cachoeira do Arari, na parte oriental da ilha, mais perto de Belém, e é nessa região onde vive a maioria dos 250 mil habitantes do Marajó. Logo, essas cidades também são os principais destinos turísticos na Ilha do Marajó.

Como chegar à Ilha de Marajó

O melhor caminho para chegar à ilha é partindo do centro de Belém. Na capital paraense, é preciso pegar uma balsa no terminal hidroviário da cidade. O trajeto dura em média 3h30.

Outra boa opção é chegar ao destino de catamarã, que torna a viagem um pouco mais rápida. O passeio nesse barco também parte do terminal hidroviário e dura em média 2h30.

Vale ressaltar que as duas formas de transporte levam o visitante até a cidade de Salvaterra, destino que possui grande parte das atrações do arquipélago. A cidade vizinha é Soure, outro destino que permite conhecer mais belezas da ilha.

O que fazer na Ilha de Marajó

Não faltam opções do que fazer na ilha de Marajó, são diversas praias, rios, além de lugares históricos e muita cultura.

Com certeza o destino é perfeito para quem deseja relaxar, curtir a natureza e conhecer a cultura local. Confira alguns dos dos lugares que não podem faltar na sua visita:

Praia do Pesqueiro

Essa é, sem dúvida, uma das praias de água salgada mais bonitas da Ilha de Marajó. A praia do Pesqueiro está situada no município de Soure e é conhecida por sua calmaria e belezas naturais.

Um lugar onde você pode relaxar à beira-mar, além de desfrutar de águas mornas e tranquilas.

Ruínas e Praia de Joanes

Um dos destinos mais visitados da Ilha de Marajó. As Ruínas de Joanes conta com uma antiga igreja construída por Jesuítas no século XVII.

O lugar está localizado na Vila de Joanes, repleto de belezas naturais. Além disso, conta com um povo muito acolhedor. Seguramente este passeio proporcionará uma verdadeira aula sobre a história brasileira.

Já a praia de Joanes fica localizada em Salvaterra e também é um dos atrativos mais conhecidos da ilha. A orla é bem calma, composta por muitas árvores, ideal para quem busca paz e tranquilidade.

Também é importante ressaltar que a região é bem estruturada com bares e quiosques que servem excelentes petiscos.

Passeio de barco

Não perca um dos passeios mais famosos do arquipélago de Marajó. O passeio de barco é uma experiência incrível. Então, se possível faça o tour que permite explorar as belezas da ilha, principalmente sua rica biodiversidade.

Você conhecerá diversas espécies de peixes, répteis e aves, como os guarás. Uma dica é visitar o Igarapé Caraparu, que guarda lindas paisagens.

Praia do Céu

A Praia do Céu fica em Soure e é perfeita para quem deseja relaxar. Logo, se você busca explorar um lugar mais acolhedor na ilha, precisa visitá-la. Com uma orla deserta e águas mornas e super tranquilas, o lugar é um verdadeiro oásis.

Os búfalos da Ilha de Marajó

Apesar de não serem nativos da ilha, o lugar está repleto de búfalos. São mais de 290 mil búfalos pelo arquipélago.

Eles são um dos grandes símbolos da Ilha de Marajó. O curioso é que esses animais, que chegam a pesar meia tonelada e estão por toda a parte, servem até mesmo como veículo para a polícia de Soure.

Existem algumas teorias sobre como esses animais chegaram à ilha, mas a mais comum é que os búfalos vieram por acidente, depois que um navio que seguia para a Guiana Francesa carregado desses animais encalhou na costa da ilha.

Os búfalos nadaram até a praia e se adaptaram ao clima da Ilha de Marajó, com muitos rios, igarapés e campos alagados.

Quando ir e quanto tempo ficar na ilha

A melhor época para visitar a Ilha de Marajó é entre junho e janeiro. Assim, é possível desfrutar de temperaturas bastante agradáveis com poucos dias de chuva.

Já para explorar tudo que a ilha tem para oferecer sem pressa, o ideal é que você possa ficar no mínimo 4 dias. Dessa forma, é possível explorar as praias do local e os passeios mais tradicionais.

Culinária local

E por fim, não deixe de provar as delícias da culinária local, já que a região conta com pratos e sabores marcantes que garantem excelentes refeições.

Entre os pratos típicos estão o filé marajoara e o pirão caboclo, com temperos paraenses maravilhosos, claro.

Agora ficou fácil decidir o próximo destino, não é mesmo? Afinal, a ilha de Marajó sabe bem como encantar seus visitantes.

Agora que você já conhece todos os encantos da ilha de Marajó, acesse nosso site, confira nossas ofertas e visite esse paraíso.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo