Por você

Cascavel e Ji-Paraná, dois sonhos, duas histórias

Nossa história começou na cidade de Cascavel, no Paraná, quando o garoto Assis Gurgacz, então com 16 anos, convenceu os pais a se mudarem para a cidade que, aos olhos do futuro empreendedor, tinha o potencial para crescer e possibilitar uma vida melhor à sua família.

 

Anos depois, em março de 1964, depois de ouvir as pessoas sobre a necessidade de transporte na região, o sr. Assis, já casado com dona Nair, inicia a empreitada, com apenas um ônibus, uma linha e muita determinação.

 

Os primeiros anos foram de muitos obstáculos. No começo, era o próprio Assis que fazia a manutenção e limpeza dos ônibus, com a ajuda da esposa Nair, que também fazia a parte contábil, lavava os ônibus e cuidava dos uniformes e da alimentação dos funcionários. Toda essa vontade de vencer contagiou todos que vieram se juntar à Eucatur, e o espírito de união e colaboração mútua foi determinante para impulsionar o seu crescimento e o DNA da empresa.

 

Uma nova história começou a ser escrita com o desbravamento de Rondônia. Em agosto de 1972, a Eucatur fez a primeira viagem para o então território federal – foi a primeira empresa rodoviária de passageiros a ligar o sul ao norte do país – para atender a demanda de moradores do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que buscavam um lugar para fixar suas famílias e iniciar uma nova vida. Foi um trabalho árduo para incentivar essas pessoas a não irem para o Paraguai, e sim permanecer e ajudar o Brasil com todo o seu conhecimento no campo. No início da operação em Rondônia, a própria empresa auxiliava as famílias com a regularização dos documentos para posse da terra junto ao INCRA. Essas famílias eram de pequenos e médios agricultores que não tinham como concorrer com os grandes produtores de grãos para exportação, que agora ocupavam as terras do sul. A construção da Usina de Itaipu, que trazia o medo da desapropriação e desvalorização de suas terras também criou o grande fluxo migratório que a Eucatur ajudou a transportar.

 

 

Das pequenas distâncias dos primeiros anos ao desafio de encontrar novos horizontes, foram muitos entraves, como as precárias condições das estradas cheias de barro e atoleiros, pontes caídas, balsas improvisadas, modificações nos ônibus, reforço nos chassis, construção de novas carrocerias, e até malária, mas quem quer realizar sonhos faz de cada obstáculo uma nova motivação.

 

Em 1977, com o fortalecimento das linhas que ligavam várias cidades à Porto Velho, oficializa sua filial na Vila de Rondônia, atual Ji-Paraná. A Eucatur apoiou a formação do novo município e impulsionou o desenvolvimento da região. A resiliência da empresa, mantendo os ônibus em circulação com cordialidade no atendimento mesmo nos períodos de chuvas, em que estradas ficam intransitáveis, é reconhecida e valorizada por todos.

 

Em novembro, as duas cidades fazem aniversário, as histórias de Cascavel e de Ji-Paraná se confundem com a história da Eucatur. Juntas sonharam e abriram novos caminhos. Parabéns, Cascavel. Parabéns, Ji-Paraná. E obrigado por receber a Eucatur com tanto carinho.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo