Sem categoria

Arquipélago de Anavilhanas: conheça um dos maiores conjuntos de ilhas fluviais do mundo

Um dos mais belos lugares no Brasil, reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade, o Arquipélago de Anavilhanas é o segundo maior conjunto de ilhas fluviais do mundo e esta localizado no Rio Negro, na Amazônia, entre Manaus e o município de Novo Airão.

São mais de 400 ilhas que formam um ecossistema riquíssimo, com destaque para a presença dos botos-cor-de-rosa que deixam o cenário ainda mais bonito. Ou seja, é um paraíso para quem ama natureza e belas fotografias.

Explorar o Anavilhanas é uma viagem fascinante para quem procura por passeios de barco, trilhas, contato com os animais e com as raízes indígenas e, claro, um merecido descanso.

Agora você vai descobrir como conhecer o arquipélago de Anavilhanas e todos os seus encantos e belezas naturais. Vamos?!

Como chegar no Arquipélago de Anavilhanas

O arquipélago de Anavilhanas fica perto do município de Novo Airão, a 200 km de Manaus.

Alguns hotéis de selva oferecem o traslado do aeroporto de Manaus ou de algum outro hotel na cidade em vans ou carros privativos facilitando a chegada do visitante.

Botos no Parque Nacional de AnavilhanasO que fazer em Anavilhanas

Como já é esperado, todos os passeios na região giram em torno do Rio Negro e da floresta, claro. Os hotéis também oferecem diversos passeios para que você possa conhecer e explorar a floresta amazônica e o Rio Negro.

Ao visitar o Anavilhanas, você vai poder fazer passeios de barco por centenas de lagos, rios, igapós e igarapés ricos em espécies vegetais e animais.

Poderá também visitar cavernas e se conseguir ir na época da seca (setembro a fevereiro) poderá ver a formação de praias e fazer trilhas por terra.

Contudo, na cheia, os túneis de vegetação levam até lagoas que se formam somente nessa época, fazendo com que o turista possa tomar bons banhos. Ou seja, a qualquer época do ano o Arquipélago garante uma excelente visita aos viajantes.

Como explorar o arquipélago de Anavilhanas

Como falamos, visitar o Arquipélago de Anavilhanas é sair de barco e explorar suas belezas.

Uma opção interessante para isso é ir ao Parque Nacional do Jaú, onde existem árvores gigantes e uma fauna muito rica.

Também podemos encontrar cerca de 500 espécies de peixes; uma grande variedade de pássaros e insetos, destacando-se as borboletas que sem dúvida são um espetáculo à parte.

Também encontramos em grande número de botos, antas, jaguatiricas, jacarés, preguiças, morcegos, araras, macacos, cobras e por aí vai.

Mas, sem dúvida, o ponto alto é a interação com os botos-cor-de-rosa. Provavelmente o único passeio que é possível fazer por conta própria, a pé.

A visita do flutuante dos botos fica bem próximo ao centro do vilarejo e a uns 10 minutos da maior parte das pousadas.

Uma curiosidade sobre os botos é que os animais são livres e selvagens (apesar de todos terem nomes) e só se aproximam das plataforma na hora da comida.

Além disso, conforme orientação do Instituto Chico Mendes (ICMBio), os monitores locais foram treinados para dar a porção certa de comida e não deixar com que as pessoas se aproximem demais dos animais.

Vale ressaltar que os visitantes só podem entrar no rio, onde há uma plataforma que mantém a água na altura da cintura e que nadar não é mais permitido.

Onde comer em AnavilhanasPratos saborosos originais da Amazônia

Precisamos adiantar que não existem muitos restaurantes na cidade, mesmo assim, vale a pena apreciar a comida local com seus peixes, baião de dois, mandioca frita e guaraná Baré.

Apesar de poucos, existem opções muito boas com comida amazônica contemporânea. Então, de entrada não deixe de experimentar um ceviche de tucunaré no tucupi.

Aprecie também outros sabores locais, como o caldo do tucupi, o tambaqui, tapiocas e claro, as frutas regionais, como jambu, cupuaçu, caju, graviola e taperebá.

Enfim, ao visitar o Arquipélago de Anavilhanas, se desligue da vida corrida e aprecie a serenidade que a selva oferece.

Com certeza, um lugar único para contemplação da nossa rica flora, fauna e de paisagens naturais. Não deixe de conhecer.

Agora, que tal começar a planejar seu roteiro? E pode ficar tranquilo que nós te ajudamos!

Acesse nosso site e saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo